Como você provavelmente já adivinhou, este artigo é dedicado à cor azul. Sem dúvida, o azul é uma das cores mais importantes no design de UI, e um dos mais freqüentes. Basta olhar para os ícones do seu aplicativo de smartphone, e você verá que muitos deles são azuis: Facebook, Twitter, Shazam, Safari, etc.

Então, por que o azul é a cor escolhida?

Há muitas razões para usar o azul, vou listar alguns deles:

  • Pessoas gostam dessa cor: Pesquisas mostram que a maioria das pessoas vê o azul como sua cor favorita. O azul é considerado a cor mais segura a nível mundial.

  • Associado à natureza: O azul é fortemente associado à água limpa, aos céus claros, etc., o que leva a sua alta preferência como cor.

O azul tem uma associação com a natureza devido a esta ser a cor do oceano e do céu.

  • Cor universal para designers de UI: Do ponto de vista do designer UI, é uma cor incrivelmente útil. Muitas cores da caixa de ferramentas do designer, como vermelho, laranja e verde, já possuem fortes associações integradas – por erro, cautela / segurança, sucesso. Isso faz com que a cor azul seja uma boa escolha para designers.

  • Dá um senso de inovação: Muitas vezes, as empresas usam o azul porque associado à tecnologia e à inovação.

  • Faz com que as pessoas se sintam seguras: O azul é uma cor muito comum para sites e aplicativos na indústria de viagens. Isso representa a confiabilidade, o que é bom para as empresas de viagens.

  • Faz com que o produto pareça digno de confiança: Na maioria das vezes, é um caso de tentar convencer o usuário de que este é o produto certo para usar. O objetivo da adição de azul, neste caso, é convencer o usuário de sua credibilidade. As marcas de tecnologia como Dell, IBM, Intel, AT & T e PayPal aproveitam a mensagem confiável do Blue; eles criam produtos que as pessoas confiam dia a dia.

  • Daltonismo: Os tipos mais comuns de colorblindness (Protanopia e Deuteranopia) podem ver a cor azul. Isso não pode ser dito para cores como verde ou vermelho.

O azul é a cor dominante do Facebook, porque Mark Zuckerberg é daltônico. Como ele disse, “o azul é a cor mais rica para mim – eu posso ver todo o azul”.

Conclusão

Espero que depois de ler este artigo você tenha uma boa idéia de por que a cor azul é tão popular entre os designers. No entanto, isso não significa que você deve ir e mudar a cor principal em seu aplicativo / website para azul.

O azul não é a melhor cor universal. Simplesmente não existe a melhor cor universal.

O que funciona em um site ou aplicativo, não funciona necessariamente em outro. É uma aposta segura para selecionar a cor de acordo com as preferências do seu público-alvo:

Em última análise, a cor certa para o seu design é o que os usuários acham certo.

Qual a sua cor preferida? Me avise nos comentários!