O Google publicou hoje no GitHub um projeto no qual está trabalhando, o Pik.

Essa novidade consiste basicamente em um novo formato de imagem desenvolvido para ser utilizado na web.
Ainda não sabemos os detalhes acerca do Pik, mas dada a sua aplicação, é possível imaginar que a empresa tenha encontrado uma forma mais eficiente de compactar imagens e perder menos informações.

O formato “.pik”, portanto, não deve gerar imagens muito pesadas nem qualidade similar ao que vemos em formatos RAW.
Ao que parece, entretanto, o projeto é bem parecido ao do WebP, um outro padrão de imagens que a Google lançou em 2010, mas que não “pegou” muito bem.
Contudo, para a empresa ter se dado ao trabalho de insistir nesse trabalho, podemos imaginar que o Pik é bem mais interessante que o WebP.

Google cria novo formato de imagem - Confira no GitHub

Na publicação do GitHub, a Google informou muito pouco sobre o funcionamento. Mas deixou um encoder e um decoder do formato para que os desenvolvedores já pudessem ir se familiarizando com a novidade.
Entretanto, não sabemos quais são os próximos planos da companhia para isso.

Será que o Pik vai se tornar a extensão-padrão da Google Play ou mesmo do Google.com? Não há como saber até a empresa postar mais alguma coisa.

Os criadores do novo formato de imagem “Pik” informaram que o projeto está em um processo de desenvolvimento bem inicial. Recomendam que comunidade não deve usar a novidade para nenhum propósito.

FONTE(S)