Com o rápido desenvolvimento da tecnologia, a animação é menos um luxo visual e mais um requisito funcional que os usuários esperam. A animação resolve muitos problemas funcionais nas interfaces e faz com que as interfaces se sintam vivas e realmente sensíveis ao usuário.

Vamos explorar as principais táticas de animação que melhoram a funcionalidade e o poder emocional da sua interface móvel.

1. Status do Sistema

Há sempre uma série de processos no backstage em seu aplicativo, como dados que estão sendo baixados do servidor, os cálculos estão ocorrendo. Esse processo leva sempre algum tempo. Você deve informar ao usuário que o aplicativo não está congelado e para indicar o status do processamento em andamento. Sinais visuais de progresso dão aos usuários um senso de controle sobre o aplicativo.

Indicadores de Carregamento

O tempo de carregamento é uma situação inevitável para a maioria dos produtos digitais. Embora as animações não solucionem o problema, eles certamente esperam menos problema.

Quando não podemos encurtar a linha, certamente podemos fazer a espera mais agradável.

Os indicadores de progresso criativo podem reduzir a percepção de tempo do usuário. A animação influencia a percepção dos seus usuários sobre o seu produto, tornando-o melhor do que realmente é.

Puxe para Atualizar

Uma animação bem conhecida neste grupo é “puxar para baixo para atualizar”, que inicia um processo de atualizações de conteúdo em dispositivos móveis.

 

Dica: A animação de pull-to-refresh deve corresponder ao contorno do design do aplicativo – se o aplicativo for mínimo, a animação também deve ser.

Notificações

Porque o movimento naturalmente chama a atenção, animar suas notificações é uma maneira agradável de notificar os usuários sobre algo sem se intrometer demais na experiência.

2. Navegação e Transições

O uso mais básico da animação é em transições. A lógica por trás deste tipo de animação é ajudar o usuário a compreender a mudança que acabou de acontecer no layout da página, o que desencadeou a mudança e como iniciar a mudança novamente mais tarde. Um exemplo clássico é um botão de hambúrguer que alterna o conteúdo oculto.

Embora a animação de hambúrguer possa ser a opção mais esperada aqui, existem muitas outras maneiras pelas quais a animação complementa a navegação.

Transporte entre o Contexto de Navegação

Os designers usam a animação para transportar os usuários sem problemas entre os contextos de navegação e explicar as mudanças na disposição dos elementos em uma tela.

Hierarquia Visual e Conexão entre Elementos

A animação é perfeita para descrever objetos da interface e ilustrando como eles interagem uns com os outros.

Mudança de Função

Em certos casos, os designers são obrigados a projetar um botão de ação cuja funcionalidade muda sob certas condições. Muitas vezes vemos isso em projetos móveis, onde o espaço total é limitado.

Esse tipo de animação mostra como um elemento muda quando um usuário interage com ele. No exemplo abaixo, quando o usuário pressiona o botão de ação flutuante, o sinal de mais se transforma em um lápis. Isso indica que o lápis é o método de criação primário. Um detalhe tão pequeno significa a diferença entre ter que adivinhar o que acontecerá a seguir e saber o que o ícone significa em qualquer estado.

3. Feedback Visual

O feedback visual é crucial para qualquer interface do usuário. Isso faz com que os usuários se sintam no controle e para o usuário, o controle significa conhecer e entender seu contexto atual no sistema em qualquer momento.

Reconhecimento

Os elementos da interface do usuário, como botões e controles, devem parecer tangíveis, apesar de estarem atrás de uma camada de vidro.

No mundo físico, botões, controles e outros objetos respondem às nossas interações com eles. As pessoas esperam um nível similar de capacidade de resposta dos controles da interface do usuário.

Para colmatar essa lacuna, as indicações visuais e de movimento reconhecem a entrada imediatamente e se animam de maneiras que se parecem com manipulação direta.

Visualize os Resultados das Ações

As animações podem melhorar cada ponto de interação e reforçar as ações que um usuário está realizando.

No exemplo da Stripe abaixo, quando o usuário clicar em “Pagar”, um girador aparece brevemente antes que o aplicativo mostre o estado de sucesso. A animação Checkmark faz o usuário sentir que eles fizeram facilmente o pagamento e os usuários apreciam esses detalhes importantes.

 

 

Ferramentas e Tutoriais

Os seguintes tutoriais irão ajudá-lo a incorporar animação em seus projetos Android ou iOS:

  • Usando Adobe After Effects para animação
  • Construir aplicativos com diretrizes de gráficos e animações ajudam você a adicionar um movimento no seu aplicativo para Android
  • Usando animação personalizada em projetos iOS:

Conclusão

A animação é poderosa quando usada de maneiras sofisticadas. Isso agrega vida a qualquer projeto, envolve os usuários nas tarefas mais rotineiras e, claro, faz você se destacar de cima da multidão. Animações bem desenhadas fazem com que a experiência seja criada.

Obrigado!