O que é SKEUOMORPHISM?

É uma pergunta que todos fazem quando se deparam com esse termo “SKEUOMORPHISM”.
É de comer? É de beber? Uma nova versão de Android? Mas não se altere ainda, fiz a mesma pergunta quando deparei com esse termo! Aqui vou explicar melhor: O Skeuomorfismo é um tipo de design usado pela Apple no iOS e Mac OS.

Esse tipo de design para as interfaces vêm desde quando o Steve Jobs era vivo. Steve Forstall (ex-vice presidente de software móvel da Apple), começou essa linha de Skeuoformismo levando primeiro para os aparelhos móveis e depois Jony Ive integrou a maioria dos produtos da empresa, incluindo o Mac.
Essa linha de padrões e desenhos agradava a Steve Jobs, e desde então, o estilo é usado nos elementos gráficos da Maçã.

O problema é o mercado consumidor que todo ano vê as inovações da interface Android, e acaba querendo algo mais sofisticado que apenas um desenho que imite couro, pedra ou papel. O Skeuomorfismo está perdendo espaço e apenas quem é realmente detalhista faz questão de que permaneça. Esse é um dos desafios de Ive, reconquistar o mercado, inovando com design jamais visto, ou realçando esse padrão a ponto de surpreender novamente.

Em questão á isso o Flat Design vem ganhando muito espaço em todos os setores de mercado audiovisual. Mas claro que o que manda é o público alvo que se deseja atingir!

Exemplo de SKEUOMORPHISM dentro dos app da Apple.

Exemplo de SKEUOMORPHISM dentro dos app da Apple.

Existem várias definições para definir o Skeuomorfismo.
Mas de uma maneira simples, podemos traduzir isso como uma maneira de trazer às interfaces aquele gostinho de realidade presente nas coisas literais.

Impressão de que está escrevendo no papel, no app Notas, por exemplo. Já no app Buscar, ele te dá a impressão de abrir um mapa de papel sobre uma mesa de madeira.
No iBooks temos a impressão de ler um livro de verdade. Existem vários pequenos detalhes onde o estilo é usado.